Como procurar emprego na Austrália!

Existem milhares de dicas muito valiosas por aí, em sites, fóruns e em grupos do Facebook, inclusive essas dicas me ajudaram muito no começo. Eu sigo todos os grupos: Brasileiros em Brisbane, Brasileiros em Sydney, Brasileiros em Melbourne, etc. Sempre tem gente pedindo dicas e gente respondendo.

Vou tentar ser menos clichê possível, dar outras dicas e mostrar erros comuns de quem procura emprego.

Sempre falam pra você estar preparado para ficar uns 3 meses sem emprego, que é a média do pessoal. Mass, ao mesmo tempo que vi gente achando emprego no primeiro mês, vi mais gente levando mais tempo, entre 2 a 6 meses. Se você não tem inglês e/ou não faz muito o perfil de dar as caras e de ser persistente, esteja mais preparado ainda.
Nos primeiros meses, que é quando você ainda não conhece quase nada nem ninguém por aqui, é bem difícil ter que se virar sozinho, por isso não se desespere e venha preparado financeiramente. Tem quem consiga achar emprego em menos de 1 mês sim, mas na maioria é indicação.. Os outros casos são de pessoas que deram sorte ou de gente que procurou pra valer, que deu as caras.
Procurar emprego de porta em porta no começo é sempre impactante, pois é uma situação totalmente nova: ter que ficar abordando as pessoas pra pedir emprego (o que acaba tendo que deixar nosso orgulho de lado), ainda mais em INGLÊS!
E pra piorar, é também é bem frustrante.. Você receberá muitos NÃOs, várioss “talvez” que no fundo significa um NÃO e ficará desanimado.. Também receberá respostas positivas que te deixarão animado, ou até trials para fazer.. Que no final podem dar em NADA.. E poderá fazer com que você pense que nunca achará emprego na Austrália.Porém, se você não se abalar, com o tempo você vai ficando mais “forte”. Você vai pegando o jeito da coisa e vai se saindo melhor nas próximas abordagens. Você também vai adquirindo alguma informação aqui e ali com amigos, tipo quais bairros procurar, quais estabelecimentos estão precisando de gente, quem é a pessoa que você deve procurar.

 O que vejo muita gente errando é fazendo resumés mal feitos, com informações irrelevantes ou desorganizadas, mal estruturado, com erros gramaticais.. Ou às vezes nem erros gramaticais tem, mas as frases estão traduzidas no pé da letra, formando frases estranhas de se ler para os estrangeiros.. Então a pessoa já começa procurando emprego errado.
Também é comum ver gente colocando todas as experiências (de ramos diferentes) num mesmo resumé, por exemplo waitress e cleaner, ou kitchen hand e barman. O ideal é fazer um resumé para cada posição que você deseja. Profissões interligadas podem e devem estar num mesmo resumé, por exemplo waiter e barman (ambos trabalham servindo no mesmo local do restaurante), kitchen hand e dishwasher (ambos trabalham na cozinha).
Ao abordar as pessoas procurando emprego, primeiramente esteja vestido adequadamente. Um ‘uniforme’ universal para quem está procurando emprego é camiseta preta, calça preta e sapatos pretos.
Seja simpático, sorria e demonstre confiança. Pergunte primeiro: Hello, how are you?? Se introduza: My name is …… and I’m looking for a job, do you have any position available?
Fale com entusiasmo sobre suas experiências de trabalho, caso perguntem. Estude seu resumé, fale como se você realmente tivesse tido as experiências descritas nele.
Se disserem que não estão contratando, não perca seu tempo. Agradeça e vá pro próximo lugar. Porém muita gente já conseguiu emprego pela insistência, indo aos mesmos lugares uma, duas vezes por semana pedir emprego.
Uma outra estratégia boa é focar nos lugares que você realmente gostaria de trabalhar ou nos lugares que te receberam bem, e ir voltando uma vez por semana ao invés de distribuir vários resumés pra vários lugares diferentes, sem nem saber quais lugares foram direito.
Se te derem um trial, que é um período de 2h sem ser remunerado apenas para testas suas habilidades, dê o seu máximo. Mostre que você é bemm hardworking, ou seja, mostre bastante agilidade, ande rápido, faça as coisas rápido, mostre que está sempre alerta, faça mais do que te pedirem.
Isso ganhará MUITOS pontos e é algo que percebi só depois de uns 3 trials sem me darem emprego.Se mesmo assim tiver difícil achar emprego, vá pra bairros mais afastados ainda, tipo aqueles que ficam a meia hora de ônibus da city ou que precise pegar trem. Muita gente conseguiu assim, até meus amigos asiáticos que podem trabalhar full-time devido ao visto deles procuravam empregos bem longe.

Há também MUITAS vagas pela internet e inclusive foi onde consegui a maioria dos meus empregos. Os sites que mais uso são o Seek e o Gumtree. Ao procurar emprego pela internet, faça um ótimo resumé e cover letter – muito importante pra quem aplica online! – e dispare pra todas as vagas que te interesse.

O ideal é você se manter sempre ativo, aplicando em vagas online, procurando de porta em porta e pedindo indicações de amigos.

Anúncios

Um comentário sobre “Como procurar emprego na Austrália!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s